Parque de Guadalupe
O Parque de Guadalupe localiza-se num dos pontos mais altos do centro urbano e possui uma vista panorâmica para quase toda a cidade, sobretudo para a zona do triângulo turístico composto pela Basílica do Bom Jesus, Sameiro e Falperra.
Historicamente, sabe-se que a Irmandade possuía, desde o século XVIII, autorização para proceder à sua construção, mas só no século XIX, aquele espaço é reordenado e transformado em parque, sendo um dos mais procurados da cidade. Em 1973, a Casa Pia de Lisboa, através do grupo “Os Gansos” inaugura aí um parque infantil, que hoje se encontra desativado.
A ideia de reabilitar o Parque de Guadalupe justifica-se por ser uma das áreas verdes, bem no coração da cidade, que mais paz e tranquilidade oferece ao seu visitante.
Neste momento, a manutenção do espaço é feito pela Irmandade e pelo Grupo Coral de Guadalupe, e com a ajuda sempre presente da JovemCoop. Desde 2008 que existe um protocolo entre a Irmandade de N. Sr.ª de Guadalupe e a Câmara Municipal de Braga, acordando uma intervenção naquele espaço, a partir de uma fruição pública de acesso ao Parque, algo que ainda não aconteceu até esta data.
A Capela de N.ª Sr.ª de Guadalupe, que coroa o Parque com o mesmo nome, está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 2012, pela Portaria n.º 740-AX/ 2012, DR, 2.ª série, n.º 248 (suplemento), de 24-12-2012. Esta classificação instituiu uma área de Zona Especial de Proteção bastante ampla, que vai para além dos limites do Parque de Guadalupe.
O que os nossos utentes dizem:
":)..o Parque e a Capela são lindíssimos e respira-se ar puro.
Aqui vivi um dos dias mais lindos e especiais da minha vida..."
- XM
"Foi aqui que os meus papás casaram...só podia ser um lugar especial."
- Tomás
PARABÉNS Fifi e Sebastião, por estes dois anos de uma união linda benzida por este local magnífico...
- XM&t